top of page
Foto do escritorStefanny Lucena

Autismo adulto e Terapia: como funciona?


Algo que aprendi atendendo autistas adultos foi que cada um tem uma jornada única e muitas vezes muito desafiadora. É como viver entre o hiperfoco e a rotina de trabalho desgastante, pode ser também lidar com a ansiedade social, o desconforto do contato visual e a desgastante dificuldade para ler as emoções humanas. Mas claro que cada um enfrenta problemas e dificuldades diferentes dentro do espectro neurodivergente, alguns podem ter dificuldade para fazer amizades, comportamentos repetitivos, necessidade de uma rotina, sensibilidades sensoriais, monólogos sobre o mesmo assunto e uma posição ou movimento para acalmar o estresse e ansiedade.


  • Como a terapia funciona com autistas adultos?

A terapia é um lugar acolhedor em que é possível você ser livre para agir e falar do seu jeito, sem receio de ser julgado e incompreendido. A terapia que eu trabalho na clínica (Terapia da Aceitação e Compromisso - ACT), me dá a liberdade de trabalhar junto com o cliente os seus pensamentos, emoções e sentimentos difíceis de lidar e reconhecer. Eu costumo usar exemplos com o próprio hiperfoco do (da) cliente para facilitar a compreensão e experiência do (a) cliente no momento da sessão, as vezes falamos de filmes, animes, séries, livros, jogos, animais e outras coisas que faz sentido para a cada um deles (as).

Pensando nas dificuldades com relação a ansiedade, sensibilidade sensorial e comunicação, nós criamos juntos um ambiente seguro para e o cliente consiga ao em vez de lutar contra esses sentimentos, encorajar ele (ela) a observar e aceitar essas experiências como parte natural de quem são, permitindo uma maior tolerância ao desconforto emocional.

Além disso, com a terapia em ACT, eu ajudo meus clientes a identificar seus valores pessoais, ajudando os adultos autistas a se comprometerem com ações que tragam significado e satisfação, mesmo que essas atividades possam ser desafiadoras. Por exemplo, comprometer-se a participar de grupos sociais ou ir a locais que possuem interesses pessoais pode envolver lidar com a ansiedade ou a sobrecarga sensorial, ao mesmo tempo que muita satisfação, alegria e felicidade.

Outro aspecto importante da ACT é o desenvolvimento da flexibilidade psicológica, que os permitem uma melhor adaptação às mudanças e desafios da vida, como exemplo lidar com a imprevisibilidade social, desenvolver estratégias de enfrentamento para situações sensoriais intensas e encontrar maneiras alternativas de alcançar objetivos.


Conte comigo para lidar com esses desafios na vida, estarei disposta a te acolher e ajudar você viver com sentido e significado.




コメント


001.png
bottom of page