top of page
Foto do escritorStefanny Lucena

Caminhos para Lidar com a Não Aceitação Familiar da Sexualidade LGBTQIAP+

Como uma psicóloga LGBT, eu sei na minha experiência de vida e atendendo meus pacientes LGBTQIAP+ muitas das dificuldades de se relacionar com a família quando o assunto é

sexualidade e gênero. Então se você chegou aqui se sinta acolhida (e) e compreendida (e). Eu sei como são difíceis essas dores e desafios de viver em uma sociedade homofóbica, transfóbica, ect. É mais difícil ainda quando lugar que você mais busca acolhimento e respeito, que é a sua família, não entende e compreende a sua forma de ser e existir no mundo.


Só de você pensar em conversar sobre sua sexualidade com sua família pode trazer a sensação de estar navegando por Águas Turbulentas, de estar pisando em falso, ou até sem chão. E talvez isso já mexeu muito com você, ou pode ser que você já conversou e não recebeu acolhimento e respeito como gostaria, ou até se sentiu invisível ou mesmo rejeitada (e).


Aceitação e Família: Uma Busca Importante


É muito natural você buscar ser aceita e compreendida por sua família e amigos, por mais que isso seja doloroso as vezes. A aceitação e o amor incondicional podem fornecer o conforto necessário para a autodescoberta e o crescimento pessoal. Contudo, nem todos têm a sorte de ter esse tipo de apoio logo de início. Para alguns, a falta de aceitação ou mesmo a rejeição por parte da família é uma realidade dolorosa. Essa falta de aceitação pode manifestar-se de várias maneiras, desde preconceito e intolerância religiosa até a necessidade de se distanciar da família para preservar o bem-estar emocional.


Como lidar? Terapia e a Ponte para Autoaceitação


A terapia oferece um espaço seguro e construtivo para explorar os desafios enfrentados em famílias onde a aceitação da identidade de gênero ou orientação sexual de um membro é uma luta. Eu mesma como terapia para pessoas LGBT, busco sempre fornecer um espaço de acolhimento, respeito, compreensão e aceitação para meus clientes. Uma das coisas fundamentais da terapia, é o fortalecimento, aceitação e crescimento pessoal que você pode ter para enfrentar os desafios, facilitar as conversas difíceis com familiares e experiência complicadas que você pode ter na sua vida.


O Tempo e o Processo de Aceitação

É fundamental lembrar que embora você busque a aceitação familiar, é possível que você ainda tenha muita dificuldade de lidar com sua própria sexualidade e esteja confusa como ter algumas conversas difíceis se você se sente vulnerável. E tudo bem se você estiver assim, ninguém nasce andando, a gente precisa de suporte de alguém para aprender a caminhar em pé com segurança e isso a terapia pode te proporcionar, criando um ambiente de paciência e apoio durante esse processo contínuo.


Construindo uma Rede de Apoio Externa

Em situações em que a aceitação da família continua sendo um desafio, é importante você buscar apoio de amigos e outras pessoas que são mais acolhedoras e que respeitam sua sexualidade. Comunidades de apoio, amigos e organizações voltadas para a comunidade LGBTQ+ podem ser recursos valiosos. Ou até mesmo quando esse suporte é difícil, a terapia pode ser uma aliada para te ajudar a ter um vínculo seguro e respeitoso para você ser quem é ausente de julgamentos e críticas.


Autoconhecimento

As vezes quando estamos passando por momentos difíceis esquecemos como é importante cuidar de nós e nos conhecermos para enfrentar os desafios da vida. Talvez você valorize muito a independência e liberdade, e se conhecendo mais você pode começar a criar um espaço seguro para você exercer sua sexualidade independente de julgamentos e críticas familiares, bem como ter relações mais saudáveis. Conhecendo você mesma na terapia, você pode ter ferramentas emocionais para lidar com conflitos familiares, entre amigos e até mesmo na sociedade, pois você estará mais consciente do que e quem é importante para você, e poder agir com preservando suas escolhas e respeitando os seus limites e saúde mental.

A terapia que eu trabalho busca te ajudar a lidar com todos os seus pensamentos, sentimentos e emoções difíceis sobre os conflitos familiares e pessoais que você possa estar lidando. A terapia pode te ajudar a se fortalecer para conseguir fazer escolhas importantes, sair de relacionamentos que não te fazem bem e aprender a lidar com os conflitos familiares ou até mesmo mudar o tipo de relação familiar para você poder ser livre para ser quem é, sem se prender as amarras de preconceito e lgbtqiap+ fobia.


Conte comigo nessa jornada de autocuidado, autoconhecimento e crescimento pessoal para você lidar com esses conflitos e dificuldades na vida.






Comments


001.png
bottom of page