top of page
Foto do escritorStefanny Lucena

Como Terapia de Casal pode te ajudar?

Talvez vocês sejam um desses casais que acham que estão em um beco sem saída e procuram alguém para te auxiliar nesse processo e encontrar um caminho mais satisfatório e significativo para vocês. Geralmente para lidar com essas situações conflituosas dos casais que chegam no meu consultório, eu me comprometo para ajudar a encontrar formas de reconciliar as diferenças na relação e para isso eu sigo um processo bem estruturado baseado na ACT (Terapia da Aceitação e Compromisso), que envolve essas etapas:

1. Avaliação inicial: Eu faço uma uma avaliação inicial, em que vou compreender as dificuldades e preocupações específicas do casal. Essa avaliação envolve uma conversa com o casal e uma individualmente, para compreender as queixas de cada um sobre a relação, bem como suas dificuldades na relação.. Depois das duas primeiras sessões eu apresento um feedback do que observei e analisei sobre o casal, assim consigo por onde podemos caminhar juntos na terapia de casa. Dessa forma, você vai ter compreender os principais problemas e situações desafiadoras no relacionamento que te impede de viver uma relacionamento harmonioso e saudável.


2. Identificação de valores compartilhados: Em seguida, ajudo o casal a identificar e compreender seus valores que desejam fortalecer como um casal. Por exemplo, para um pode ser importante a empatia nas conversas, mas enquanto casal vocês podem decidir juntos que mais importante do que a empatia é ser verdadeiro e fiel. Não se preocupem em compreender e saber tudo, em cada etapa estarei ajudando a vocês. Isso inclui explorar áreas como intimidade, comunicação, confiança, compromisso e crescimento mútuo. Definir esses valores é fundamental para ajudar o casal a sair da zona de conflitos e problemas para seguir para o compromisso com a relação.


3. Saber lidar com os conflitos e dificuldades: Vou levar vocês a desenvolver habilidades em conjunto para saber reconhecer e lidar com a expressão das emoções e vulnerabilidades sem julgamento ou resistência. Essa disponibilidade cria um espaço seguro para que possam explorar e enfrentar suas dificuldades com compaixão, compreensão e abertura.


4. Comunicação consciente: Vou ajudar também a desenvolverem habilidades de comunicação de forma eficaz, que leve a uma evolução do relacionamento no lugar de críticas, julgamentos, conflitos sem resolução e brigas desgastantes. Vou trabalhar a capacidade de cada um (a) saber a ouvir ativamente, expressar suas necessidades de forma clara e respeitosa, e resolver conflitos de maneira construtiva. Isso inclui aprender a comunicar de forma assertiva, sem atacar ou culpar o parceiro (a) e a reconhecer a importância da empatia e da escuta atenta.


5. Construção de uma compreensão de visão compartilhada: Vou auxiliar o casal a criar objetivos e valores que colaborem para evolução do relacionamento, identificando as aspirações mútuos e objetivos pessoais. Essa visão compartilhada serve como um guia para as ações e decisões do casal, direcionando-os a trabalhar em conjunto para construir um relacionamento saudável e satisfatório.


Não se preocupe em saber o que falar ou fazer em sessão de terapia, ao longo de todo o processo terapêutico, eu vou fornecer ferramentas práticas e exercícios para o casal praticar dentro e fora das sessões, fortalecendo as habilidades aprendidas e facilitando a aplicação dos princípios da ACT no dia a dia do relacionamento.

Considero a terapia de casal é um processo colaborativo, no qual eu vou atuar como facilitadora, ajudando ao casal a desenvolver habilidades, insights e estratégias para superar os desafios e melhorar seu relacionamento. Conte comigo para te ajudar com conflitos e situações que no momento parecem sem solução.



Comentarios


001.png
bottom of page