top of page
Foto do escritorStefanny Lucena

Desvendando o TDAH: Como a Terapia Pode Ser Sua Aliada

Você já se sentiu como se estivesse "navegando em um mar de distrações", com enorme dificuldade para se concentrar em uma única tarefa simples por alguns minutos? Se você já foi diagnosticado ou está em processo de diagnóstico de TDAH, você pode estar entre os milhões de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sim, eu sei que é angustiante não saber o que fazer para lidar com todos os sintomas e preconceitos envolvidos.



Mas nem tudo está perdido, eu atendo diariamente pacientes que têm essa mesma demanda e percebo na prática como a terapia é uma das melhores ferramentas para lidar com o TDAH de forma saudável e eficaz.


As pessoas que chegam ao meu consultório diagnosticadas ou não com TDAH geralmente relatam muita dificuldade em regular impulsos, manter a concentração, organização, baixa autoestima, desregulação emocional, entre outros. Com a terapia, geralmente, esse paciente consegue se conhecer e encontrar formas de se capacitar para enfrentar os desafios do TDAH. Seguem alguns aspectos que geralmente trabalho em terapia em pessoas com TDAH:


  1. Estratégias de Gerenciamento: Na terapia, você aprenderá técnicas específicas para gerenciar sintomas como impulsividade, irritabilidade, falta de organização e dificuldade de concentração. Vamos trabalhar juntos na criação de rotinas diárias, implementação de técnicas para regular as emoções, como raiva e impulsividade, tristeza; práticas de mindfulness (atenção plena) para ajudar a voltar para o presente de forma ativa e participativa; técnica de relaxamento corporal e respiração para ajudar a lidar com a ansiedade e irritabilidade; você descobrirá várias maneiras práticas de lidar com os desafios do TDAH, como quebrar tarefas em passos menores, estabelecer rotinas claras e utilizar ferramentas de organização; e técnicas de tolerância ao estresse e frustração.

  2. Autoestima e Autoaceitação: O TDAH geralmente leva as pessoas a se sentirem inadequadas, incapazes de alcançar seus objetivos e terem baixa autoestima. Através da terapia, você explorará suas habilidades únicas e aprenderá a abraçar suas diferenças e aprender a encontrar suas potencialidades.

  3. Relacionamentos Saudáveis: Você pode enfrentar desafios que podem afetar não apenas sua vida pessoal, mas também seus relacionamentos com amigos, familiares e colegas de trabalho. A terapia oferece um espaço seguro para explorar como o TDAH influencia suas interações interpessoais e desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos para fortalecer seus relacionamentos.

  4. Planejamento de Objetivos: Definir e alcançar metas pode ser especialmente desafiador para pessoas com TDAH. Através da terapia, você trabalhará para identificar objetivos realistas e criar um plano passo a passo para alcançá-los. Com meu apoio e orientação, você descobrirá que é capaz de realizar muito mais do que jamais imaginou.

  5. Bem-Estar Geral: O TDAH pode causar estresse, ansiedade e até mesmo depressão. A terapia não apenas aborda os sintomas específicos do TDAH, mas também promove o bem-estar geral, ajudando você a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis, cultivar uma mentalidade positiva e encontrar equilíbrio em sua vida.


Quero ajudá-lo nessa jornada de autodescoberta, crescimento pessoal e empoderamento. Lembre-se, você não é apenas o TDAH, ele não te define; você é uma pessoa com sonhos, expectativas e pode se permitir cuidar de você para viver uma vida plena e significativa, e a terapia pode ser o seu guia nessa jornada emocionante rumo à realização pessoal.

Vamos juntos? Marque uma conversa comigo, estarei disposta a te ajudar.

Коментарі


001.png
bottom of page