Se alguém te falasse que na sua jornada pessoal você pode viver com mais saúde mental, de forma mais plena, autêntica, livre, leve e conectada com o que realmente importa e para isso você precisaria lidar com alguns desconfortos, você estaria disposta (o)?
Como psicóloga clínica e alguém que é apaixonada por estudar e trabalhar com autoconhecimento, eu te digo que essa jornada começaria com
algo simples, que é a autorreflexão. Refletir sobre nossas ações, sentimentos e pensamentos pode ser difícil, principalmente quando você não tem suporte de um terapeuta, e ao mesmo tempo isso nos convida a olhar para dentro de nossos maiores medos e ansiedades, que as vezes nos impedem de agir com mais autenticidade, sem dar tanto palco para os julgamentos das pessoas ou sociedade. Na terapia que eu trabalho, a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT), vejo diariamente minhas pacientes conseguirem explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos com o meu suporte, e o resultado disso é que elas desenvolvem uma compreensão mais profunda de quem são, do que realmente desejam, permitindo uma tomada de decisões mais consciente e alinhada com a pessoa que ela quer ser.
Outro caminho dessa jornada é o autocuidado, que é a capacidade de cuidarmos de nós mesmos de maneira amorosa, gentil e atenta, que envolve atender às nossas necessidades físicas, emocionais e mentais. Você pode começar a cuidar da sua saúde física incluindo uma alimentação mais saudável, descanso adequado, exercícios físicos e reservar momentos de para fazer o que você gosta. Mas o que as pessoas esquecem ou não sabem muito bem é que o autocuidado envolve você aprender a lidar com você sem ser de uma forma julgadora, punitivas, autocrítica negativa, ou seja, é deixar de ser sua opressora interna para ser uma amiga e aliada. Ao cuidarmos de nós mesmos, fortalecemos nossa base para construir relacionamentos saudáveis e significativos. Na meu trabalho observo que as vezes é difícil agir de forma gentil e amável com você mesmo, geralmente predominam no início da terapia falas muito duras, críticas e julgadoras. Quando pergunto como a pessoa agiria se fosse uma grande amiga que estivesse passando pelo mesmo problema problema, as pessoas dizem que não seriam crueis ou opressoras, agiriam de forma gentil, compreensiva, afetuosa e assertiva. A boa notícia é que, se você consegue agir assim com uma amiga, você também pode desenvolver essa habilidade em você mesma (o), a terapia é um desses caminhos, por exemplo.
Desenvolver e alimentar relacionamentos saudáveis também são essenciais para sua jornada, pois estão totalmente ligados a nossa saúde mental, bem-estar emocional e social. Eles nos oferecem suporte, conexão e crescimento pessoal, mas as vezes na busca por construir vínculos saudáveis você pode acabar encontrando pessoas difíceis de lidar, e as vezes você pode ter dificuldade até de romper lanços com elas ou de conseguir estabelecer limites saudáveis.
A Terapia da aceitação e compromisso (ACT) pode te ajudar a acolher todas suas as partes difíceis de lidar mesmos, aquelas que considera desconfortável, ao desenvolver a habilidade de disponibilidade, você vai poder cultivar uma maior compreensão e tolerância em relação a você e aos outros. Nessa abordagem eu geralmente ajudo minhas cliente a se encorajar a se comprometer com ações que estejam alinhadas com seus valores, por exemplo, conseguir agir com mais autenticidade, liberdade, autonomia e autocuidado. A autorreflexão, o autocuidado, o relacionamento saudável na terapia da aceitação e compromisso (ACT) são pilares essenciais para uma jornada pessoal plena e significativa. Ao nos dedicarmos a essas práticas, nutrimos nosso crescimento pessoal, fortalecemos nossos relacionamentos e aumentamos nossa resiliência emocional. Lembre-se de que cada passo em direção a uma vida mais consciente e saudável é valioso.
Portanto, reserve um tempo para se conhecer melhor, cuidar de si mesmo, nutrir relacionamentos significativos e, se necessário, buscar o apoio de um terapeuta da aceitação e compromisso.
Sua jornada de autoconhecimento e autodescoberta já está começou, e uma prova disso é você estar lendo esse texto em busca dessa vida mais significativa!
Se quiser conversar mais sobre isso comigo, clique no botão abaixo e venha bater um papo.
Comments